terça-feira, 11 de setembro de 2012

Tema: DIVERSIDADE LINGUÍSTICA DO POVO BRASILEIRO




O tema que vamos abordar em nosso Blog é bem complexo, trata-se da diversidade linguística do povo brasileiro. Abordaremos quais as influências que a Língua Portuguesa e sofreu e como ela é falada em cada região do Brasil.
Vamos tentar descobrir os segredos dessa diversidade que envolve valores, cultura e tradição. As peculiaridades dos habitantes de cada região: os falares brasileiros.
Segundo Yeda Pessoa de Castro*, ...Diante dessas evidências, chegamos necessariamente a uma conclusão compatível com as circunstâncias extralingüísticas que foram favoráveis a esse processo: o português do Brasil, naquilo em que ele se afastou do português de Portugal, é, historicamente, o resultado de um movimento implícito de africanização do português e, em sentido inverso, de aportuguesamento do africano sobre uma matriz indígena pré-existente e mais localizada no Brasil. Assim sendo, o português brasileiro descende de três famílias lingüísticas: a família Indo-Européia que teve origem entre a Europa e a Ásia, da qual faz parte a língua portuguesa; a família Tupi, de línguas faladas pelo indígenas brasileiros e que se espalha pela América do Sul; e, por fim, a família Níger-Congo que teve origem na África subsaariana e se expandiu por grande parte desse continente. Conseqüentemente, povos indígenas e povos negros, ambos marcaram profundamente a cultura do colonizador português que se estabeleceu no Brasil, dando origem à uma nova variação da língua portuguesa mestiça,brasileira.”http://www.labjor.unicamp.br/patrimonio/materia.php?id=214
Sabemos perfeitamente que a língua oficial do Brasil é a língua portuguesa, no entanto, é evidente que tais diferenças devem ser reconhecidas e respeitadas. Daí porqueMarcos Bagno** diz: “Enquanto a língua é um rio caudaloso, longo e largo, que nunca se detém em seu curso, a gramática normativa é apenas um igapó, uma grande poça de água parada, um charco um brejo, um terreno alagadiço, à margem da língua. Enquanto a água do rio/língua, por estar em movimento, se renova incessantemente, a água do igapó/gramática normativa envelhece e só se renovará quando vier a próxima cheia...”. BAGNO, Marcos. Preconceito Linguístico – o que é e como se faz. 3ª ed. Editora Loyola, 2000.
Entretanto o Brasil não admite pluralidade linguística e o português é a língua oficial, todavia, as características democráticas do país, permitem a diversidade linguística, por ser bem cultural. E é justamente isto que é a proposta do Blog Brasil-Uma Nação Diversa, mostrar um país diversificado, criativo, cheio de talentos e alegria, que respeita as diferenças transmitidas entre os povos de cada região.


Um comentário:

  1. Olá Anderson Silva, obrigada por sempre passar aqui e ver nossos posts...
    quanto ao site não conheço, mas prometo que vou verificar
    Grande abraço
    Rita

    ResponderExcluir