segunda-feira, 3 de junho de 2013

Oh! Minas Gerais, quem te conhece não esquece jamais...




mineiro ou montanhês é o dialeto do português brasileiro falado na região central do estado de Minas Gerais. Essa variante, que ocupa uma área que corresponde aproximadamente ao Quadrilátero Ferrífero, incluindo-se a fala da capital, Belo Horizonte, é um dos dialetos mais facilmente distinguíveis do português brasileiro.
Ele deve ser diferenciado do dialeto caipira, que cobre áreas do interior de São PauloParaná e das regiões sul do próprio estado, por receber influência do interior de São Paulo.
 A característica do dialeto mineiro apareceu durante o século XIX, após a decadência da mineração. O estado sofreu influência do dialeto do Rio de Janeiro no sudeste, enquanto o sul e a região do Triângulo Mineiro passaram a falar o dialeto caipira, de São Paulo (com o "R" retroflexo). A região central de Minas Gerais, contudo, desenvolveu um dialeto próprio, que é o conhecido como dialeto mineiro ou montanhês. Este dialeto está também presente nas cidades de Patos de MinasAraxá, CurveloGovernador ValadaresIpatinga entre outras, sendo uma exceção as cidades do Triângulo Mineiro, que falam formalmente o dialeto caipira
.Uai: Interjeição iniciada antes de uma frase. Pode significar espanto, dúvida, concordância.
Português padrãoDialeto mineiro
Você comprou as roupas que eu lhe pedi?Cê comprô as ropaqu'eu ti pidi?
Quantos anos você tem?Quan zan  tem?
O que é que ela falou?Que qu'ela falô?
Eu vou à praça com você.Eu  na práss c'ocê.
Ele comprou aqueles cadernos para vocêEi comprô aquês cadern pr'ôcê.
Eu estou ajudando-a a carregar as malas.Eu  ajudãn ela carregá as mala.
Eu gosto de você.Gós d'ôcê.
Eu sou de Belo Horizonte.Eu  de Belorizontch. (ou BH)
Quem é você?Quem qu'é ocê?/Quem qui c'é?*
Que horas são?Conta zora?
Sábado Passado…Sáb'passad.
Você é daqui mesmo?Cê' é daqimês?
Massa de TomateMas' d'tumati
Posso por o pó?Pó pô pó?
Quantos?Quans?
As uvas.A'zuva
Onde que eu estou?"Oncôtô?"/Ondi q'eu tô?*
* Forma mais comum em Belo Horizonte e região


http://pt.wikipedia.org/wiki/Dialeto_mineiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário